10set 15

3º temporada de OTNB (Spoiler)

OTNB

A terceira temporada de OTNB (Orange is the New Black) terminou e junto com ela muitos corações partidos. Primeiro ouvi de muita gente que a temporada decepcionou pois estava muito parada e na maioria das vezes sem aquele humor das anteriores.

Concordo que não teve a leveza das anteriores mas como o humor pelo humor não se sustenta, chegamos em uma parte da trama onde era preciso imergir nos personagens já que elas nos acompanham a tanto tempo e não existe uma grande rotatividade delas dentro da prisão.

A série vem tratando de questões sociais bem importantes que ganharam força agora com o aprofundamento da história de alguns personagens que vou contar logo a seguir. Resolvi contar um pouco dos que, na minha opinião, tiveram um aprofundamento maior.

Então vamos aos pontos da 3º temporada:

PIPER CHAPMAN

Piper era de classe média alta, dependente de relacionamentos e que sofreu uma grande transformação. Que começou a ser notada com a agressão a Tiffany Doggett (caipira), que tenta matá-la mas acaba levando a pior. Esse foi o primeiro indicio de que a “mocinha indefesa”, na verdade estava acordando pra nova realidade. A mudança mais impressionante é que Piper tem se mostrado bastante competitiva e fria, se tornando uma espécie de chefe do tráfico dentro da prisão, capaz de mandar a própria parceira pra segurança máxima apenas para que ela sirva de exemplo, já que roubou o dinheiro de seu negócio.

ALEX VAUSE

Alex voltou a prisão disposta a se redimir pelos erros do passado, o que causa essa remição é na verdade a paranoia de que a todo momento tem alguém tentando matá-la. Preocupação ignorada por Piper e que se confirma real no último episódio da temporada onde um dos capangas de seu antigo chefe fica cara a cara com ela dentro da prisão e dá a entender que aquele será seu fim.

TIFFANY DOGGET E BIG BOO

A história mais emocionante da temporada e que aborda um tema bastante social é a da Tiffany Doggett ex fanática religiosa e homofóbica que vira amiga da Big Boo. Doggett morava em uma cidade pequena e cresceu acreditando que ganhar algo em troca de sexo é normal. Sofreu estupro físico e emocional na adolescência e viu a história se repetir na prisão. O fato mais assustador e que mostra a realidade de muitas mulheres é a personagem ver isso com normalidade e até mesmo achar que a culpa do ato hediondo foi dela. Pra tentar fazê-la reagir Boo acaba tomando uma atitude drástica que revela na verdade como Doggett se sente a respeito do ocorrido. Não vou me aprofundar no assunto porque já fiz isso nesse texto.

SUZANNE WARREN (CRAZY EYES)

Suzanne Warren (Crazy Eyes), ganhou mais destaque nessa temporada. Sozinha sem a Vee, ela começa a escrever contos eróticos que logo se espalham na prisão e deixam suas colegas completamente eufóricas. O mais interessante é que embora considerado “sujo” pelo alto teor sexual Suzanne na verdade é virgem (tanto de homem quanto de mulher), ela nunca teve uma relação sexual e tudo que escreve é fruto de sua imaginação.

SOPHIA BURSET

Sophia Burset, a transexual que nunca fez mal nem pra uma mosca criou algumas inimizades na prisão e foi espancada. Mostrando que não importa se ela tem genitálias de mulher, rosto de mulher para as outras ela sempre será um homem. A questão do preconceito já havia sido mostrada quando ela não consegue se relacionar com o filho que não consegue aceitar sua mudança e pra não deixar a questão cair no esquecimento ela é trazida à tona nessa temporada.

Todas as personagens tiveram algo modificado em suas histórias como a Norma (a muda) que vira uma espécie de Jesus seguida por outras presas. Red que utiliza de seu “poder feminino” pra fazer o guarda Riley devolver seu cargo na cozinha. O Sr. Caputo que dorme com a antiga diretora da prisão e percebe que ajudar os outros não vai trazer o reconhecimento que anseia. Dayanara que finalmente tem o bebê e muito mais.

Por .

Comente pelo Facebook

Comentar