Términos e recomeços

“Após esse dia, nunca mais a vi, até que nos reencontramos – sendo impressionante que “nunca mais” possa ser usado desse jeito, “nunca mais até que…”. Mais impressionante do que isso só mesmo ver uma pessoa numa festa, achá-la patética, e tempos depois a estarmos amando, para tempos depois não estarmos mais. Essa incoerência do amor quando revisto. Penso muito nisso, mais do que necessário. Em como é “desconcertante rever um grande amor”. Você olha pra ele e não sabe onde foi parar aquilo tudo que deveria estar eternamente ali”. (livro O efeito urano)
Terminar um relacionamento pode ser a coisa mais dolorosa e traumática do mundo, mas viver em um namoro infeliz pode ser infinitamente pior. Se você está pensando em colocar um ponto final e começar do zero tem que pesar na balança os prós e contras. Muitas vezes o sentimento vai mudando ao longo da relação e vai se transformando em um boa amizade, ou você acaba deixando de ser você mesma pra tentar ser o que a outra pessoa quer. Se você percebeu que está perdendo o interesse na outra pessoa o primeiro de tudo é sentar e conversar.
“O que se diz numa hora dessas? Quais palavras vão conseguir escapar a essa areia movediça? Existe ainda algo a ser dito quando amar vira de novo puro verbo? A quantas conversas francas resiste um relacionamento?” (livro O efeito urano)
Sempre tive medo de encarar a realidade daquilo que eu estava sentindo ou pensando, não é fácil admitir pra si mesma que a coisa está degringolando até porque às vezes a pessoa parece tão perfeita que você se pergunta se vai achar alguém tão boa quanto. A verdade é que sim, você vai achar pessoas que te farão sentir novamente borboletas no estômago, e também vai achar pessoas que vão te magoar, mas você só vai descobrir se tentar. Quando o assunto é sua felicidade, não tenha medo de ser egoísta.
É foda magoar quem a gente gosta, a pessoa que temos carinho. E justamente por medo de magoar acabamos metendo os pés pelas mãos. Por experiência própria eu digo: seja sempre sincera com você e com quem você está, mesmo que seja doloroso e que a conversa seja difícil, caso contrário você pode perder a amizade e o carinho de quem você gosta. No fundo, você sabe que ficar se maltratando não vai adiantar nada. Enfrentar a dúvida pode te trazer felicidade quando ter certeza daquilo que quer e nem se sabe.

