POR QUE FUI NUM EVENTO VOLTADO PARA MULHERES NA CRIPTOECONOMIA
Fui convidada na última quarta-feira (02/05), para a 4º edição do Woman In Tech, organizado pela FoxBit, que contou com nomes de peso da indústria tecnológica como: Mayra Siqueira, Jornalista da Foxbit, com passagens pela globo.com, Sportv e Rádios CBN e Globo. Miriam Tomie Oshiro, engenheira química especialista em engenharia de processos, atuando com gestão desde 2013 e atualmente coordenando as áreas: financeira e de operações da OriginalMy, empresa pioneira em autenticidade de documentos, contratos e pessoas, utilizando a tecnologia Blockchain. Caroline Morandini – Head de Startups & Business Development da Telefônica Open Future & Wayra Brasil. e Suzi Hong – Advogada com experiência no atendimento de empresas nacionais e multinacionais do setor de tecnologia e inovação, e mercado de capitais, em projetos de avaliação de riscos legais, estruturação de novos negócios.
O que todas essas mulheres têm em comum?
Todas elas democratizam e equalizam as forças, impulsionadas por uma exuberância utópica, as mulheres que tentam participar da corrida do ouro estão encontrando uma divisão desigual de gênero. E alguns dizem que a cultura está piorando, já que a maioria dos especuladores desse mercado são homens. Isso significa que esse novo mundo em formação já corre o risco de se parecer com o resto da indústria de tecnologia, onde as mulheres são decididamente uma minoria . Alguns líderes de criptografia estão agora organizando eventos, clubes e conferências para atrair mulheres para a indústria. E foi exatamente isso que chamou atenção nesse evento da FoxBit. Como leiga no assunto da criptoeconomia, acho importante como mulher que trabalha na indústria da realidade virtual estar a par desse assunto que é um futuro bem próximo.
Como essa tecnologia funciona?
A OriginalMy é uma plataforma que usa a tecnologia BlockChain, as carteiras inteligentes prendem sua moeda digital e registram transações – como um banco. Cada transação usa um código de assinatura (em vez de uma assinatura) que não pode ser copiado ou usado no futuro, o que significa que sua moeda está segura e protegida. A carteira inteligente fornece uma facilidade para contratos inteligentes com segurança de nível militar, garantindo que seu dinheiro esteja seguro.
Essa tecnologia é extremamente importante, pois, no futuro pode ser a moeda unificada de todos os países do mundo. Temos a oportunidade de reconstruir os sistemas financeiros e usar essa tecnologia como uma ferramenta que poderia tirar o poder dos grandes bancos centrais. E por ser algo totalmente transparente, poderia funcionar para dificultar a corrupção nos grandes órgãos públicos.
Imagina chegar em um hospital que usa o BlockChain e ele ter todo seu histórico, ou não precisar ir em um cartório para reconhecer firma porque ele tem todos os seus dados e você pode fazer tudo digitalmente? Os diversos segmentos ainda precisam amadurecer a ideia de como utilizar essa ferramenta que veio pra facilitar e unificar sistemas.
Então, quais são as propriedades que uma criptomoeda como Bitcoin tem como resultado de criptografia?
- É baseado na tecnologia blockchain, em que cada bloco contém o hash do bloco anterior e forma uma cadeia contínua.
- Cada bloco incluirá transações.
- Os blocos terão um estado particular que está sujeito a alterações de acordo com as transações. Por exemplo. se A tem 50 bitcoins e quer enviar 20 bitcoins para B. Então o novo estado deve mostrar que A tem 30 bitcoins restantes e B tem 20 novos bitcoins.
- O blockchain deve ser imutável. Deve ser possível adicionar novos blocos, mas os blocos antigos não podem ser adulterados.
- Apenas transações válidas devem ser permitidas.
- O blockchain deve ser baixado e qualquer pessoa em qualquer lugar pode facilmente acessar e verificar uma transação específica.
- Transações podem ser adicionadas rapidamente ao blockchain se uma taxa de transação suficientemente alta for paga.
É assim que um blockchain se parece:
O blockchain é basicamente uma lista encadeada na qual cada novo bloco contém um ponteiro de hash que aponta para o bloco anterior e o hash de todos os dados nele contidos. Apenas essa propriedade leva a uma das maiores qualidades do Blockchain … sua imutabilidade.