28fev 20

O FENÔMENO GASLIGHTING: COMO SE LIVRAR DO ABUSADOR

A escritora Stephanie Moulton Sarkis dá dicas de como reconhecer comportamentos de um "gaslighter" para cortá-lo de sua vida.

Quando recebi o livro “O Fenômero Gaslighting” do Grupo Editorial Pensamento,  escrito pela Ph. D. em Comportamento e Saúde Mental Stephanie Moulton Sarkise, sabia que ele iria mexer profundamente comigo, em diferentes níveis. Já falei aqui sobre um relacionamento abusivo que tive. Até então eu não sabia que para todas as coisas que vivenciei, muitas que nem compartilhei publicamente, havia um nome: Gaslighting.

Logo nas primeiras páginas o tapa na cara de sinais que alguns ignorei e outros que mal percebi. Me impactou ainda mais por ter feito amizade com a atual do meu ex, que diferente de mim não teve forças para ir embora. Imagina estar com alguém que mente, faz falsas promessas e ataques pessoais para fazer com que você duvide de si mesma. 

Os gaslighters se envolvem na técnica de manipulação de distorção de fatos, memórias, eventos e evidências conhecidas para invalidar a experiência de uma pessoa. A idéia é fazer com que aqueles que discordam do gaslighter questionem sua capacidade, memória ou sanidade. (Veja em ação no filme de 1944 “Gaslight”, estrelado por Ingrid Bergman e Charles Boyer).

É difícil sair de um relacionamento quando você se sente insegura, onde a pessoa quer que você questione seu controle – o que hoje significa derrubá-lo de forma passiva e agressiva. Isso significa fazer você parecer paranóica e ilusória quando você tenta enfatizar o comportamento do parceiro para alguém que ele conhece. 

Você pode sentir uma variedade de emoções – raiva, alívio, tristeza e até desespero. Todos esses sentimentos são normais após qualquer rompimento, mas principalmente você não está apenas lidando com a perda de alguém com quem talvez se preocupasse muito, mas também processando a dor de ser machucada por essa pessoa: confiou seu coração a alguém que não era quem você pensava que era, e ele fez um esforço conjunto para enganar você, minar sua autoconfiança e fazer você questionar sua realidade. Esse é um tipo único de mágoa. Não há problema em não se sentir bem agora.

O Fenômero Gaslighting é um grande alerta vermelho para quem desconfia estar num relacionamento abusivo. “A dra. Stephanie Sarkis evidentemente conhece muito bem o assunto sobre o qual escreve. Este livro esclarece as vítimas desse tipo de manipulação, levando-as da escuridão à luz e ajudando-as a se curar. ”  – New York Journal of Books.

Livro: O Fenômeno Gaslighting
Autora: Stephanie Moulton Sarkis, Ph. D. ( www.stephaniesarkis.com )
Editora: Cultrix
Páginas: 304
Preço: R$ 49,00

Por .

Comente pelo Facebook

Comentar