11fev 20

4 BONS MOTIVOS PARA ASSISTIR O FILME A MARATONA DE BRITTANY

Alerta de spoiler: se você ainda não assistiu A Maratona de Brittany saiba que neste texto abordaremos trechos importantes do filme.

Quem nunca se olhou no espelho e se perguntou o que estava fazendo da sua vida? Aquele momento de crise existencial, em que as dúvidas, anseios e frustrações caem sobre a sua cabeça como uma avalanche? Talvez você não esteja achando que iria encontrar essas questões em um filme de comédia romântica, mas o filme A Maratona de Brittany aborda esses e outros aspectos de uma forma sutil, leve e envolvente, até que, quando o filme acaba você já riu, chorou e tem a sensação que valeu a pena assisti-lo.

No filme, Brittany, interpretada por Jillian Bell, é uma mulher de quase 30 anos que vive uma vida bem desregrada, em Nova York. O dia dela se resume a festas, abusar de bebidas e se alimentar muito mal. Junte tudo isso com o fato dela estar endividada e sem perspectiva profissional, em certo momento tudo cai em sua cabeça como um balde de água fria e a faz perceber que perdeu o controle de sua vida. A primeira decisão que Brittany toma para tentar se reerguer é correr. Do nada, ela define que vai dar uma volta no quarteirão, lentamente adiciona mais e mais quadras à sua rota de corrida, quando percebe está se desafiando a correr na maratona de Nova York.

A fórmula é muito simples, o próprio título já entrega o que você vai ver, no entanto, o surpreendente é como a jornada de autoaceitação e a mudança na forma de ver o mundo acontecem com a personagem. A Maratona de Brittany não é sobre uma mulher que decide emagrecer para ser aceita, mas sim, como a transformação que ela tanto deseja que aconteça em sua vida precisa começar em seu interior e correr foi uma das maneiras como colocou isso em prática. Aos poucos, fica claro que a relação entre exercício e autoestima é muito mais complexa do que emagrecer. Assim como, muitas das decisões que temos que tomar quando nos tornamos adultos, para ter equilíbrio na vida é preciso ter sempre em mente a importância do autocuidado, que será necessário realizar sacrifícios e não ter medo fracassar.

Se você assistir, ou não, vale a pena pensar sobre estes quatro pontos abordados no filme:

Momento de mudar de rumo e definir metas

Brittany precisou lidar com um diagnóstico ruim de saúde para tomar a decisão de mudar o seu estilo de vida. Definir metas a ajudou não só a começar, como também, a realizar seu plano e alcançar seus objetivos. Com todos os processos organizados em mente, ficou mais fácil retomar as rédeas de sua vida, redefinir os planos profissionais e viver uma vida amorosa saudável.

Ter equilíbrio em todo o processo

No filme, Brittany encontra sucesso com sua rotina de exercícios, mas até então, não tinha se dado conta que ao evitar lidar com suas questões internas em algum momento tudo isso se viraria contra ela. Esse descontrole emocional acontece em momentos sutis quando fica insatisfeita com a sua perda de peso, corre até ficar exausta e se lesionar, sem falar em uma das cenas mais difíceis do filme onde, Brittany fica bêbada e ofende uma mulher gorda. Esse processo de lidar com seus erros é o mais difícil, porém necessário para a sua transformação. Sem ele, ela teria a perda de peso e terminaria a maratona, mas continuaria em relacionamentos frustrados, desempregada e se autodepreciando.

Relacionamentos tóxicos

Amizades tóxicas se alimentam de baixa autoestima e no filme tem até nome: Karen! Além de ser a melhor amiga de Brittany, mora no mesmo apartamento e participa de toda a rotina degradante de festas e bebidas. A principal diferença entre elas é que Karen tem autoestima elevada e abusa psicologicamente da própria amiga, sempre colocando ela pra baixo e tentando sabotar suas metas e mudança de vida.

Amor próprio

Ao mesmo tempo que está feliz em sua jornada, Brittany encontra contratempos que desencadeiam muita hostilidade. Essas cenas mostram momentos crueis e como Brittany ainda não venceu seu verdadeiro inimigo: o ódio por si mesma. A necessidade de transformação fica evidente quando ela percebe que isso a isola dos que a amam de verdade e revela a importância de se amar como ela é se colocar em primeiro lugar.

Onde assistir?

No Prime Video, o serviço de streaming da Amazon.

Comente pelo Facebook

Comentar