17maio 18

VOCÊ SABE O QUE É O DOSHA E COMO ELE AJUDA A MANTER UMA VIDA EQUILIBRADA?

A sabedoria da medicina indiana Ayurveda possui grandes segredos que valorizam o bem-estar físico e emocional, e propõe mudanças positivas no corpo de dentro para fora. Alcançar o estilo de vida saudável, vai muito além do adotar uma dieta e rotina de exercícios físicos, é preciso entender e conhecer o seu dosha, ou seja, a sua personalidade. Amante e praticante da Ayurveda, Renata de Abreu, expert reconhecida no segmento de spas e criadora da técnica Detox Power, explica qual a importância de conhecer o seu dosha para um estilo de vida mais equilibrado.

De acordo com a sabedoria indiana, somos todos compostos de 5 elementos da natureza: água, fogo, terra, ar e éter. Esses elementos juntos resultam na nossa personalidade. São três os tipos de personalidades existentes, os chamados doshas, que caracterizam o nosso biotipo: Kappa, Pitta e Vata.

“Todas as pessoas possuem os três doshas, mas há sempre um predominante, que acaba por moldar nossas características. Conhecer o seu dosha, é se conhecer melhor e equilibrá-lo. É alcançar uma vida harmônica, saudável e em equilíbrio com a natureza”, explica Renata.

Veja abaixo, as características de cada dosha e qual alimentação cada uma dessas personalidades deveria seguir para se equilibrar.

O dosha Kappa

Kappa são pessoas de maior estrutura corporal. Fortes, largos, lentos, eles normalmente têm os cabelos ondulados. As pessoas Kappa aprendem as coisas com mais dificuldade, precisam de mais tempo para estudar e ler, por exemplo, mas são muito boas com a memória, podendo guardar um grande número de informação. São pessoas honestas, leais e fortes emocionalmente. “Para regular esse dosha, é recomendável reduzir o consumo de gordura, sal e doces. Kappas também devem focar em alimentos com bastante fibras e em verduras e legumes”, esclarece a especialista.

O dosha Pitta

São pessoas com bastante músculos e altos níveis de energia, por isso, costumam digerir as coisas mais rapidamente. Pittas são inteligentes e bastante focados, mas por serem muito perfeccionistas, podem se irritar facilmente. Além disso, podem sofrer com problemas de digestão, como refluxo e diarreia.“Essas são pessoas muito quentes e para balancear esse biotipo é importante buscar comidas refrescantes, como frutas e saladas. Prefira alimentos doces e amargos àqueles ácidos e salgados”, conta.  Pessoas Pitta gostam de alimentos condimentados, contudo devem fugir desse tipo de ingredientes e dos conhecidos como “quentes”, ou seja, pimentas e outros temperos.

O dosha Vata

As pessoas de dosha Vata costumam ter a estatura menor, são mais ágeis e têm metabolismo e fome instáveis. Possuem cabelo e pele secos e pouco músculos. Costumam aprender mais rápido, mas também esquecem rápido. Sabem de tudo um pouco, mas superficialmente. As pessoas de personalidade Vata são criativas e gostam de mudanças. Quando em desequilíbrio, essas pessoas podem sofrer de insônia, ansiedade e depressão. A digestão também é bastante afetada e esses indivíduos podem ficar resfriados com bastante frequência. “É aconselhável para Vata comer coisas mais oleosas e pesadas, que têm o poder de acalmarem o seu dosha. Sopas mais encorpadas e cremes também são uma boa pedida”, finaliza.

Pra quem ainda tem dúvidas sobre o que é, conversei com a Renata de Abreu, criadora da Detox Power. Confira:

Viviane Leone: O que acontece quando há um desequilíbrio no Dosha? 

Renata de Abreu: Quando isso acontece, os órgãos mais sensíveis relacionados a esse dosha e todas as características desse dosha em desequilíbrios serão ressaltados, como por exemplo a má digestão, que influencia e muito na nossa qualidade de vida, reflete em todo o nosso corpo.

Viviane Leone: Como a pessoa pode descobrir qual seu dosha? 

Renata de Abreu: A pessoa pode se consultar com um especialista ou pode até mesmo ler sobre a medicina Ayurveda em livros ou até mesmo sites de confiança. Conhecendo a técnica, você já começa a entender as características do seu corpo. Ela pode se observar e perceber qual a característica que mais se identifica com a sua. Essas características irão se ressaltar, se estiver em desequilíbrio.

Viviane Leone: Como você conheceu essa filosofia indiana? 

Renata de Abreu: Minha composição, por exemplo, é Vata Pita, e Pita tem muito essa característica de “ver pra crer”, ter que estudar e ver comprovações científicas. Atuo na área há mais de 20 anos e dentre todas as terapias mais preventivas naturais e mais antigas, que conheci, a Ayurveda é que mais me identifiquei e vi resultados verdadeiros. Por mais que eu sempre gostei de áreas mais holísticas, eu nunca me apeguei às teorias que não tivesse comprovação científica ou que não tivessem anos de resultado, prática e eficácia. Conhecendo a Ayurveda já há muitos anos, a maturidade te mostra toda a filosofia dessa prática que só tem benefícios.

Viviane Leone: De que forma conhecer o dosha pode beneficiar as pessoas?

Renata de Abreu: O maior benefício é, se você consegue seguir e persistir, tentando equilibrar as fraquezas do seu dosha e percebendo as desarmonias com relação também às suas rotinas diárias, ao ano, as estações, por exemplo, você vai conseguir alcançar bom êxito e cada vez mais conhecer o seu corpo, mente e alma. E isso influencia muito na qualidade de vida.

 

 

Por .

Comente pelo Facebook

Comentar