05dez 13

#SmartTrip: A Cidade mais alemã do Brasil, Pomerode

Dessa vez o post é sobre minha terra natal que é uma cidade maravilhosa para se conhecer. Pomerode é uma cidade pequena na região européia de SC com menos de 30 mil habitantes. Ela não é apenas uma das cidades alemãs, como é a cidade mais alemã do Brasil.

Quando eu conheci Campos do Jordão reparei que tem algumas semelhanças, então quem ama Campos, vai amar minha cidade.

Ela fica do ladinho de Blumenau e tem uma festa alemã, estilo a Oktoberfest e Schutzenfest (de Jaraguá do Sul), mas como a cidade é menor, a festa é mais tranquilinha e mais gostosa. Faz tempo que não vou, mas só de pensar na muvuca das outras já me empolgo mais com a da minha cidade. Diferente das outras festas da região, a Festa Pomerana, assim chamada, acontece em janeiro. #TAPERTO

Fora isso, quem adora cerveja e chopp vai se deliciar com o que tem na região.

Minha cidade tem o Schornstein. Sei que alguns lugares já tem aqui para SP, mas ainda é nova é de 2006. Quando fui agora para minha cidade vi que o bar da fábrica estava fechado para reformas, mas alguns restaurantes/bares oferecem o chopp deles.

Eu super aconselho o chopp Weiss <3

Além disso nas cidades vizinhas tem a Das Bier (Gaspar), Eisenbahn (Blumenau), Opa Bier (Joinville, mas tem um bar em Pomerode), Bierland (Blumenau), Wudnerbier (Blumenau), Heimat (Indaial), entre outras. Achei a lista completa nesse blog aqui caso alguém queira ver.

Indico de paixão o Das Bier, que não é nem 1 hora de Pomerode e o lugar é lindo e a comida uma delícia.

Continuando, quase em Pomerode tem o Morro Azul. Fica na verdade em Timbó que é coladinho.  É um lugar lindo para ver a cidade inteira e, se quiser arriscar, acordar cedão e pegar uma vista como essa.

A cidade também possui um zoológico bem bacana, acho que é o único da região.  É bem bonito e tem várias opcões de animais desde pássaros, cobras e os bichos mais tradicionais de zoológicos.

Não é tão grande que faça você perder o dia inteiro, e ainda é uma visita obrigatória se você curte animais.

Outro lugar bacana para conhecer é a Casa do Imigrante Carl Weege.

É um museu em formato de casa na verdade, pois tudo é muito antigo e com decoração típica da colonização alemã.

Uma forma bacana de conhecer a cidade é fazer o passeio de charrete. O ponto de saída é na frente do zoológico (Esquina das ruas Paulo Zimmerman e Hermann Weege). É um passeio curto, logo que a cidade não é tão grande assim, mas que vale a pena.

E claro que se você vai em uma cidade alemã não pode deixar de ir nos restaurantes típicos. Há 3 opções que indico:

Wunderwald

É, na minha opinião, o mais “classudo” tendo apenas pratos a la carte. Ele é lindo, organizado, e tem licores caseiros para degustar. <3

Ele não é barato, mas na minha opinião, os pratos valem a pena.

Serviço
Avenida Quinze de Novembro, 8444, Testo Central, Pomerode – SC, 89107-000
Telefone: (47) 3395-1700

Mundo Antigo

Um pouco mais escondido, ele possui chalés para hospedagem, pedalinho e até cavalos para passeio. O restaurante é buffet livre, o que deixa você experimentar de tudinho um pouco. Quem quer experimentar todos os tipos de comida alemã, deve sem falta ir nesse restaurante.

Serviço
Rua Ribeirão Herdt (acesso pela SC-418 p/ Blumenau), 5 km, Pomerode.
Telefone: (47) 3387-3143

Os chalés:

Siedlertal

Além dos pratos típicos e opções de buffet livre ou a la carte, normalmente tem música alemã ao vivo nos horários de almoço.

Serviço
Rua Hermann Weege, 500 – Centro – Pomerode – 89107.000
Telefone: (47) 3387-2455

Se você quiser experimentar o que há de melhor na cidade deve com certeza ir ao Torten Paradies. Ele tem, além dos doces tradicionais, outros doces delicioso. Nunca deixo de ir quando volto lá. Outra coisa que experimentei uma vez apenas mas amei é um sorvete artesanal que eles tem lá, o de Kinder Ovo é bem fiel.  O lugar é uma graça, vale a pena ir lá.

Ah, indico alguns pedidos: bolo de queijo, torta trufada (chorem, é puro chocolate) e nega maluca recheada. Para quem nunca comeu os tradicionais, sem falta: strudel de queijo e cuca ou de farofa ou de banana (são as mais tradicionais, mas podem pedir outro sabor de cuca, eu deixo :x)

Quem quiser, aconselho ir na Dona Ella também, outra confeitaria muito boa, é menor que o Torten, mas vale a pena também.

Ufff… Quanta coisa!

Não estou lembrada agora de mais nada, se alguém souber algo que está faltando aqui, comentem!!! 

Para finalizar, algumas fotos da cidade:



Mais informações sobre a cidade: pomerode.sc.gov.br.

Comente pelo Facebook

Comentar