28mar 13

Páscoa

A páscoa sem dúvida é uma data que todo mundo adora, o significado dela todo mundo está azul de saber, mas de onde veio esse costume dos ovos de páscoa? Eu curiosa que só, resolvi ir atrás da história desses danados. Existem muitas lendas sobre os ovos. A mais conhecida é a dos persas: eles acreditavam que a terra havia caído de um ovo gigante e, por este motivo, os ovos tornaram-se sagrados. Já imaginou a terra caindo de um ovo? Não seria mais fácil a terra ser um ovo e ter caído de uma galinha gigante???

Galinhas e ovos gigantes a parte, nas culturas pagãs, o ovo trazia a ideia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida. Que fofo não???

Pintar ovos com cores da primavera, para celebrar a páscoa, foi adotado pelos cristãos, nos século XVIII. A igreja doava aos fiéis os ovos bentos. Atenção: eram ovos cozidos pintados e não de chocolate!!!! Imagine o colesterol do povo naquela época gente!!

A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate, foi justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma. Em 1830 com o surgimento da indústria do chocolate na Inglaterra, fez o consumo de ovos de chocolate aumentar. PARAAA NOOOSSAAAA ALEGRIAAAAAA!

Bem, histórias a parte eu amo páscoa e amo chocolate. E quem não ama né?

Por .

Comente pelo Facebook

1 Comentário

  1. ste

    28/3/2013 às 12h40

    para nossa GRANDE alegria =D

    Responder

Comentar