02set 13

Mulheres Semeiam Vida

Esses dias fui numa palestra muito bacana sobre a prevenção do câncer de colo de útero, da ação Mulheres semeiam Vida.

Quem explicou tudinho para mim e outras blogueiras foi o ginecologista Garibalde Mortoza Junior, presidente da ABTGIC ( Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colonoscopia).

O fato é que grande parte das mulheres tem feito raramente ou nunca feito exames preventivos, o famoso papa nicolau, e sem saber os riscos que podem correr, principalmente após ter uma atividade sexual.

O Dr. Garibalde explicou que o câncer de colo de útero é um dos poucos canceres que você pode prevenir. Ele acontece quando a mulher ganha alguma lesão no útero que pode ser cancerígena. Normalmente essas lesões acontecem quando a mulher adquire o HPV, um vírus. Ele não fica eternamente, mas como não há um remédio para acabar com nenhum virus, o que resta fazer é cuidar para ele não expandir até ele decidir sumir do nosso corpo.

O governo aprovou uma vacina que cria anticorpos contra o HPV, porem ele vai ser gratuito apenas para meninas de 10 e 11 anos, a partir do ano que vem. As mulheres que querem tomar para se proteger devem consultar seus ginecologistas e provavelmente pagar o preço da vacina que normalmente varia de 150 a uns 400 reais.

Tem muitaaaa informação, então acho o ideal para quem tiver algum dúvida, comentar e eu vejo se tenho alguma das informações pelo que teve na palestra, senão eu vejo se consigo a resposta com o Dr. Garibalde.

O Mulheres semeiam Vida é um projeto para alertar as mulheres sobre os riscos e sobre a necessidade de fazer o exame preventivo todo ano.

Para ajudar a divulgar e alertar o máximo possível de mulheres, a cada 25 likes na fanpage do projeto eles vão plantar 1 árvore, até dar 4000 árvores. Uma para cara mulher que morreu no ano passado por causa desse câncer.

Confiram o vídeo da ação:

Curtam a página e ajudem a divulgar. Vamos todas semear essa causa!

Comente pelo Facebook

Comentar