MORAR FORA DO PAÍS? MUDAR OS PLANOS É POSSÍVEL

Foi no aeroporto de Londres enquanto esperava pelo embarque rumo à Indonésia que a ex-diretora de marketing. Monah Legat, 34 anos, respondeu minhas perguntas, enviadas previamente por e-mail. Ela chamou minha atenção no LinkedIn por desistir de uma carreira estável, um mês depois de ganhar o President’s Award, da American Express, prêmio que pouquíssimos funcionários da empresa concorrem e ganham, para tirar um ano sabático que lhe permitiu autoconhecimento e a descoberta de que daquele momento em diante não veria mais a vida da mesma forma.
Ter uma experiência fora do país sempre fez parte dos seus planos e, com isso em mente, no primeiro ano da faculdade logo que conseguiu um estágio, definiu o valor precisaria guardar para conseguir realizar o intercâmbio. Durante quatro anos economizou parte do seu salário, chegou a vender o vale refeição e o vale transporte, se privou de alguns luxos com o objetivo de aperfeiçoar o idioma inglês, seu principal objetivo, e fazer uma especialização na área de graduação.
No ano seguinte a formatura da faculdade, conseguiu realizar o intercâmbio em Londres, onde pode realizar o seu sonho de estudar e vivenciar a cultura inglesa. “Com a poupança que fiz durante 4 anos, paguei o curso, sem precisar recorrer aos meus pais e consegui me manter na cidade por um tempo realizando consultoria de marketing”, destaca.
Conquistas e mudança de trajetória
Ao se planejar para realizar um sonho Monah conseguiu conquistar feitos maiores em sua carreira. O inglês fluente e a experiência como consultora em Londres abriu portas para atuar em uma multinacional, colaborando com projetos e diversos países. “Participei de projetos grandes, lançamentos importantes no Brasil, México, Austrália, África do Sul. Mas o maior reconhecimento foi a conquista do prêmio President’s Award, que participei em Nova York e fui premiada pela alta performance”, comemora.
O click para Monah aconteceu ao perceber que estava dando todo tempo e energia para uma empresa, que sua vida girava em torno daquilo. “Por mais que eu mudasse os cargos e trabalhos, percebi que minha vida seria a mesma até eu me aposentar. Daí que pensei que era jovem demais pra não experimentar outros estilos de vida e não queria que minha vida se resumisse a só aquele tipo de vida”.
Após o ano sabático resolveu juntar suas duas paixões: marketing e viagens, foi assim que nasceu o Soul Nomade. Monah afirma que não foi fácil considerar entre uma vida estável, bem remunerada e uma totalmente aberta, flexível, mas sem segurança financeira. “Após viajar um ano e meio eu percebi como brasileiro é arraigado nas coisas de trabalho. Você só é uma pessoa se você tem um trabalho, um cargo importante. Se você não tem um trabalho legal você não é ninguém. Viajando o mundo eu percebi que não tem nada a vê, as pessoas vivem de formas diferentes e têm comportamentos diferentes em relação ao trabalho e foi isso que pesou pra mim na época”, reforça.
ONDE NINGUÉM TE CONHECE VOCÊ PODE SER QUEM VOCÊ QUISER
Sem julgamentos pelo que você estudou, sem julgamentos pelo tipo de pessoa que você é ou pelo o que você faz. Viver em um lugar diferente é uma vida sem julgamentos, você sai de pijama na rua, vai de chinelo no supermercado ou se veste de rainha coreana no meio da rua (trecho retirado do blog Soul Nomade).
Apesar de colecionar muitos sucessos, para Monah, poder fazer um projeto todo em inglês foi o ápice de sua carreira.“Trabalhei como consultora de marketing numa consultoria financeira e criei todo um planejamento de marketing. Refletindo, alguns anos atrás o que fiz pra eles foi um desafio enorme porque eu nunca tinha trabalhado assim. Você sabe trabalhar com marketing, sabe essas coisas, mas desenvolver um projeto todo em inglês pra mim foi UAL, um super reconhecimento”, enfatiza.
Como me planejar para a viagem?
Para quem quer se arriscar ela deixa um conselho: “É importante você sempre ter na mente o que quer. Ter Um planejamento financeiro é muito importante, sempre trabalhei e nunca deixei de juntar dinheiro. Não gastar tudo que você ganha, determinar quanto você vai deixar de dinheiro, porque você precisa pensar em você. Você pode mudar sua vida de diversas formas e tendo um planejamento financeiro vai te ajudar muito”, finaliza.
Busque referências
Procurei e entrevistei a Monah, porque assim como ela, tenho planos de um dia vivenciar o que só esse tipo de experiência permite. Confesso que sou apegada a família, meu inglês não é lá essas coisas, mas nunca tive medo de arriscar. Conversar com ela me mostrou que planejamento é mais do que fundamental, que é preciso se privar de algumas coisas em prol de um bem maior que pode ser recompensador e que com força de vontade podemos quase tudo.