26nov 12

Como se comportar em blogs

Oi pessoal!

Decidi falar um pouco sobre os erros que vejo na maior parte dos blogs em relacão a profissionalismo.

Eu sei que muitas pessoas tem o blog apenas como hobby e postam só as vezes, mas mesmo assim, acho que ter etiqueta é importantíssimo.

Então como já trabalhei fazendo ação com blogs e as vezes ainda faço algumas, vejo que tem blogs que não sabem trabalhar e acabam recebendo vários X em listas de ações e sendo marcados em listas negras.

Vou começar pelo maior erro: Xingar, Reclamar, Esculachar!

Bom, nosso blog é nosso porta-voz, é algo que dividimos com os outros tudo que acontece com a gente ou tudo que gostamos. Mas não esqueça que antes de você fazer qualquer coisa que possa prejudicar alguém, você deve ter argumentos muito fortes. Mesmo assim, se for com alguma empresa, prefira conversar com eles antes e tentar resolver.

Se você é um blogueiro, você tem um público, indentende de qual for. Você é um formador de opiniões! Suas redes (blog, twitter e facebook) são exemplo para muitos, mas não se esqueça que as marcas também estão te vendo. Se um dia você falar mal de uma marca e a concorrente ver, ela não vai te dar apoio, ela vai ter receio de você fazer barraco com ela também. Pense nisso!

Sem falar que, se o produto for ruim, não poste e mande para a empresa explicando a situação. As vezes nem eles sabem do defeito do produto.

2. Educação.

Ok, isso é o mínimo. Independente de com quem você for falar, independente de qualquer situação, seja educado!

  • Se alguém for falar mal do seu blog em comentários, simplesmente não aceite se isso te ofendeu, o blog é seu. Ficar respondendo é descer o nível.
  • Se alguém te mandar e-mail com respostas que você já deu no post, responda educadamente. Se não tem tempo, guarde o e-mail para quando tiver. Alguns blogs devem receber muitos e-mails e fica difícil mesmo. Acontece! Mas tente pelo menos ler e se for algo que você consegue responder, responda. Não esqueça que eles são os seus leitores!
  • Se uma empresa te mandou um e-mail com alguma ação para você participar que você considera absurdamente “tosca” e sem noção, responda que é inviável sem reclamar, apenas dizendo que não pode fazer isso em seu blog ou que simplesmente não é do seu interesse.
  • Se receber algum kit que não tem a ver com o seu blog também não precisa reclamar, só não postar se não curtir. Se achar necessário, mande um e-mail para quem te enviou falando que o produto infelizmente não tem muito a ver com as coisas que você posta, mas que agradece mesmo assim.

Educação é tudo!

3. Avise quando é pago!

Meu blog tem a categoria “publieditorial”, quando eu posto algo pago, está marcado. Não é ética isso, é regra! Mesmo que seja conteúdo, avise se alguém está te pagando esse conteúdo para você não ter problemas com o Conar e muito menos perder a confiança de seus leitores.

4. Leia seu texto!

Pelo menos uma vez. Na dúvida de palavras, dê um google. Se você tem um blog é porque gosta de escrever, e se gosta mesmo, deve escrever corretamente.

Um errinho ou outro pode passar despercebido, mas cuide ao máximo e respeite quem te corrige.

5. Copiou? Coloque a fonte!

Se você está pegando o conteúdo de algum blog, coloque a fonte. É muito feio ganhar mérito com post dos outros.

Bom, é isso. Eu mesma já caí nesses erros e ainda estou aprendendo, mas acho importante compartilhar o que aprendi e o que é certo.

Alguém acrescentaria algo?

Por .

Comente pelo Facebook

4 Comentários

  1. Letícia Sally

    26/11/2012 às 10h52

    Adorei o post, concordo com todos os tópicos que você ressaltou.
    Beijinhos!

    Responder
  2. Brunna Ricelly

    27/11/2012 às 14h39

    Muito bom o post e essencial, principalmente pra quem está começando né?!

    Concordo com tudo que vc vitou! Tudo msm!

    beijOO

    SE quiser dá uma passadinha>
    achadosdabrunna.blogspot.com.br

    Responder
  3. Caroline Fragoso

    28/11/2012 às 00h35

    Já tava na hora de alguém falar um pouco de etiqueta de blogueira, porque tem muita gente que esquece que isso é um meio social como qualquer outro e algumas regras são necessárias pra que haja uma convivência legal entre os blogs, leitoras e marcas (que compõem esse universo).
    Amei o blog!
    beijo

    Responder
  4. gold account

    2/12/2012 às 12h28

    O Conar é um órgão bem rígido e esse assunto não é brincadeira. Ganhar para fazer publicidade enganando o leitor é errad. Isso tem que ficar muito claro na cabeça de quem trabalha com veículos de comunicação, de blogs até as revistas passando por portais de moda (que muitas vezes também fazem propaganda camuflada de matéria).

    Responder

Comentar