CAMÉLIAS EM MIM: LIVRO DE ISIS VALVERDE
Recebi em casa o livro: “Camélias em Mim”, da autora Isis Valverde. Confesso que fiquei bastante surpresa com a qualidade literária da atriz, dá pra sentir a alma e o sentimento colocados em cada página. Tudo escrito de forma delicada.
“Que eu saiba ter olhos pra alma. / E que elas sejam muitas!”. Com versos como esses, a atriz mineira Isis Valverde marca sua estreia na literatura e promete encantar leitores de todo o país. “Camélias em Mim”, chegou às livrarias no fim do ano passado pela Agir, reúne ao todo 48 textos da autora, entre poemas e narrativas poéticas, escritos ao longo dos últimos dez anos. Com eles, Isis recupera memórias de infância, explora profundas inquietações e compartilha aprendizados.
“Poesias sempre me encantaram a alma, minha mãe as escreve até hoje e me fez mergulhar desde menina em palavras que me fazem mais completa, mesmo com toda minha incompletude. A primeira poesia que escrevi eu tinha 19 anos. De lá para cá foram muitas. Este conjunto de poesias se tornaram “Camélias em mim”, comentou em uma publicação no Instagram.
Para quem quer algo leve para ler, esse livro é, sem dúvida, uma sábia escolha. A obra está dividida em quatro partes — Quem está aqui?, O que fizemos?, O que queremos? e Do que somos? — nas quais ela transita por diversos temas, como profissão, suas impressões de viagens e inquietações existenciais, além de fazer uma explícita reverência às figuras femininas da família, a começar pelo título, que remete às flores cultivadas no jardim da casa de sua avó materna. Todo ilustrado com o delicado traço de Fernanda Mello, o livro traz ainda capa de Giovanni Bianco e prefácio de Pedro Bial.