02mar 16

As desculpas que damos pra justificar nossos erros

desculpas

Inferno astral me parecia uma boa justificativa pra maré de azar que anda acontecendo comigo. É mais fácil pensar que os astros estão de mal comigo, do que admitir um erro causado único e exclusivamente por minha culpa.

“Ah, mais isso me levou a fazer aquilo que deu merda”, foi outra tentativa pra me sentir um pouco menos pior. Uma desculpa que usa o outro como fator para o erro não pode ser levada à sério, e isso é óbvio até mesmo pra mim. O erro do outro não diminui o nosso próprio.

“Errar é humano”. Outra expressão muito usada quando nos pegamos diante de algo nós mesmos cometemos. Ser humilde é compreender que somos imperfeitos. Não quer dizer que ao fazer isso estamos nos isentando da culpa. Mas sim que estamos aceitando nossa própria natureza, com tolerância e bondade.

A parte mais difícil, é se perdoar. É preciso dedicação e esforço para consertar o estrago, mas ficar olhando pra trás o tempo inteiro é algo que pessoas atoladas fazem. Não podemos mudar o passado, mas podemos viver de forma mais consciente no presente pra evitar que os mesmos erros sejam cometidos no futuro.

Temos fraquezas, limitações e equívocos de julgamento e aprender a lidar com nossas emoções é o primeiro passo pra mudar.

Por .

Comente pelo Facebook

Comentar