10jun 15

Aliança chama mais atenção sim!

aliança geek

Em toda minha vida só namorei de fato duas vezes, e em nenhum desses relacionamentos eu usei uma aliança de compromisso. E embora alguns casais usem para “marcar território”, eu sempre acreditei que ela tivesse um significado mais profundo, no sentido romântico de ser, tanto que falei um pouco sobre isso nesse texto.

Meu ex namorado não gostava e quando falamos sobre o assunto a primeira vez ele disse que não usaria aliança porque não sabia se o namoro iria durar (alô queridinho).

Maaaas eu resolvi falar desse assunto, porque em um jantar na casa de amigo estávamos falando sobre o porque usar aliança chama tanto a atenção em alguns casos. Só que antes de entrar nesses méritos vamos ao significado de aliança.

A.L.I.A.N.Ç.A

Aliança é o ato ou efeito de aliar-se. É um pacto, um ajuste, um acordo. É a união harmoniosa de coisas diferentes entre si. Gramaticalmente é um substantivo feminino, com origem do francêsalliance.

Presentear quem se ama com um anel de compromisso representa o desejo de um vínculo permanente. Desde os tempos mais antigos, os anéis já eram usados como símbolo de status ou como talismãs para trazer boa sorte.

Prova disso é que os egípcios e hindus, cerca de 3.000 a.C., já usavam anéis para simbolizar a aliança entre homem e mulher. Para eles, um anel, um círculo, significava o que não tem um fim – mais modernamente representa o amor contínuo entre o casal, um símbolo de amor, fidelidade cumplicidade. No ano 3 a.C., Alexandre o Grande, dominou o território egípcio e, assim, o hábito foi introduzido na Grécia.

Porque os gregos acreditavam que o terceiro dedo da mão esquerda possuía uma veia que levava diretamente ao coração, passaram a usar nele um anel de ferro imantado, para que os corações dos amantes permanecessem para sempre atraídos um pelo outro. Segundo a acupuntura há um meridiano, o do coração, que passa pelo anular esquerdo e pelo coração.

Mas vamos ao que realmente interessa, o motivo para aliança chamar atenção (principalmente do público feminino) é porque ela funciona como um selo de aprovação. Quer dizer que aquele homem está apto para um relacionamento e se outra mulher já aprovou é porque deve ser bom, né?

É como quando você mostra um carinha (que na verdade você nem acha bonito) para as suas amigas. Elas olham e dizem “nossa que gracinha”, e depois desse comentário você passa a olhar ele de outra forma. Quem nunca?

Já parou pra pensar por que isso acontece? Calma que a ciência explica.

Um estudo realizado pela Universidade de Oklahoma (EUA) comprova o que muitas mulheres ciumentas já suspeitavam. A aliança no dedo do amado realmente chama mais atenção do público feminino. A pesquisa aconteceu com mais de 100 voluntários, entre homens e mulheres. E o resultado surpreendeu os pesquisadores, já que 90% das mulheres afirmaram achar o homem mais interessante depois de descobrirem que ele é casado. Diante das respostas, os cientistas afirmaram que o homem fica até quatro vezes mais atraente aos olhos das mulheres. A justificativa das mulheres para a constatação é baseada na sensação de segurança que os homens comprometidos passam. As voluntárias contam que os homens casados parecem mais carinhosos, estáveis e mais dispostos a gerarem filhos.

Não estou falando que isso se aplica a todo mundo ok? Nem que por isso você deve correr e tirar a aliança de compromisso do dedo do seu homem. Porque mais importante do que todo significado histórico ou mesmo conceitual, o importante é o que ela representa para o casal.

Esse e outros textos sobre comportamento você encontra no meu novo blog Estranhamente Menina, mas não se preocupe porque ainda estarei aqui no Smart Girls 😉

Por .

Comente pelo Facebook

Comentar